top of page

O discurso criminalizador da mídia

O cenário brasileiro é caracterizado pela criminalização de diversos movimentos e lutas sociais, de modo a dificultar a construção de uma sociedade democrática que garanta efetivamente os direitos constitucionais. Esse processo de criminalização serve diretamente à manutenção do status quo e perpetuação de determinados grupos no poder e, por isso, muitas das vezes as lutas que pretendem a transformação da sociedade são estigmatizadas e deslegitimadas. 

Um dos instrumentos mais fortes para que isso ocorra é a mídia, uma vez que o aparelho midiático manipula as informações e distorce a realidade, para enfatizar a perspectiva que não favorece os interesses do povo. Por isso, esse cine-debate tem como objetivo trazer a discussão acerca de como a grande mídia perpetua um discurso criminalizador dos movimentos sociais e o que isso significa para a sociedade brasileira. 

Contaremos a presença de Eduardo Carli de Moraes, professor de filosofia e integrante da Mídia Ninja e exibiremos os curtas "Levante!" e "Julio Quer Saber". Emitiremos certificados de 4 horas e a entrada é gratuita.

bottom of page