top of page

CIAJUP 2017

MÓDULO I

​

Encontro 1: Debatendo o papel do jurista

No primeiro encontro, o NAJUP promoverá uma discussão sobre o papel do jurista na sociedade, questionando os paradigmas que cercam a imagem dos “operadores” do direito. Muitas vezes o jurista é representado por um perfil específico tradicional já caracterizado. Nesse sentido, será ressaltado qual a perspectiva da assessoria jurídica como contraponto a esse estigma perpetuado. 
Convidada: Fernanda Ferreira – advogada da ABRAPO e Gustavo Sabino – advogado popular.

 

Encontro 2: Direito achado na rua

Neste encontro, a proposta do NAJUP é tratar do Direito Achado na Rua, uma perspectiva teórica inovadora que visa inverter a abordagem tradicional da pesquisa e prática jurídica. Essa concepção se presta a analisar o direito não apenas como um fenômeno estatal e dogmático, mas como um fruto de relações sociais diversas, sendo este indissociável do seu caráter sociológico. 
Convidada: Prof. Dra. Adriana Andrade.

 

Encontro 3: Ensino, Pesquisa e Extensão

Nesse terceiro encontro, o NAJUP discorrerá sobre o tripé constitucional da educação, composto por: ensino, pesquisa e extensão. Através da compreensão do que são e de como estes se concretizam, será possível conceber a importância da integração social, já que o contato dialógico entre universidade e sociedade produz um saber que tangencia a emancipação.
Convidada: Prof. Dra. Franciele Cardoso.

 

MÓDULO II

 

Encontro 1: NAJUP: uma história

O segundo módulo começará com a apresentação da história e atuação do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular de Goiás. Fundado no ano de 2003, o NAJUP vem desenvolvendo projetos que se comunicam com os vários recortes da sociedade, realizando atividades de extensão universitária na Faculdade de Direito da UFG. 
Convidados: ex najupianxs

 

Encontro 2: Diálogo e emancipação: uma forma de abordagem

Nesse quinto encontro, será apresentada a metodologia utilizada pelo NAJUP, que tem como referencial teórico a pedagogia de Paulo Freire. Sendo um grupo horizontal, o NAJUP compreende que só através do diálogo e da prática social é possível alcançar um saber jurídico emancipatório. Compreende também a relevância da participação dos estudantes, enquanto sujeitos ativos, no processo de recriação da realidade, transformando nosso mundo num meio mais justo, livre e solidário.

bottom of page